"Mistério Exú"
Exu,
mistério da criação divina, agente da lei maior vitalizador e
desvitalizados dos seres que estão em desequilíbrio no seus 7 sentidos.
Os exus são divididos em hierarquias aonde temos exu ligados aos orixás
e os que estão ligados aos trabalhos próximo as trevas...........
Essa
divisão hierárquica se faz em 3 planos em 7 graus a divisão é de cima
para baixo que vai do sétimo ao primeiro, o responsável pela execução da
lei é Ogum ele quem determina as execuções aos exus.
Exu
pagão:É conhecido como o marginal do mundo espiritual , é um espirito
que ainda não tem conhecimento da evolução faz qualquer tipo de
trabalho, mas é um espirito que ainda pode ser despertado para a
evolução. Para evitar desentendimento com a palavra exu nos
denominamos os pagão como kiumbas.
Os
kiumbas são subordinados aos exus de nível superior são conhecidos
também como rabo de encruza para eles qualquer trabalho tem que ser
pago. Quando eles aceitam um trabalho para fazer mala alguém são punidos
pelos seus superiores, e quando isso acontece eles se voltam contra
quem mandou eles fazerem o trabalho, quando capturados pelos exus passam
por um processo de negativação e são adaptados aos trabalhos de exu. O
campo de atuação dos kiumbas são as trevas onde eles conseguem se
infiltrar facilmente por isso são usados pelos exus.
Exu
batizado ou cruzado: foi uma alma humana já tem o entendimento entre o
bem e o mal, reinam no meio aonde são tido como policiais que penetram
no reino marginal, são subordinados aos exus coroados tem a função de
sub chefe de falange. São eles que incorporam no terreiro para dar
consulta fazem a proteção do terreiro e o seu campo de atuação é entre a
luz e as trevas.
Exu espadado: São subordinados aos exus batizados e o campo de atuação é entre as sombras e trevas.
Exu
coroado: Guardiões já tem uma grande evolução espiritual, estão em
função de comando são chefes de falanges e estão ligados diretamente aos
orixás, são espíritos que já esgotaram seus karmas.
SANTO ANTONIO É EXU????
PRECE A EXÚ
Senhor das sombras e da luz
Senhor das auras e da aurora
Senhor das ruas que nos conduz
Senhor do Tempo e do Agora
Senhor que me chama e me abandona
Senhor que ama e que odeia
Rei justo das sensações humanas
Olhai por meus passos insanos
Senhor que me acoberta e me repele
Senhor que em todas as horas se revela
Senhor das brigas e calmarias
Ajustai o tempo para mim.
Senhor, eu nada lhe peço, imploro
que meus passos sejam protegidos
que meus olhos que a tudo assistem
possam ter a sua força e soberania
Exu Marabô Demônio Put Satanaika
Exu e os mistérios divinos:
Ervas de Exú:
Amora - armazena os fluidos negativos e soltos a noite
Argelim amargoso - banho da casca para descarrego
Caá hobi (caneleira anil) - limpeza de casa
Brinco de princesa - banho de descarrego
Cardo santo - limpeza de casa
Catingueira - banho de descarrego
Fedegoso - limpeza e casa
Hortelã pimenta - banho, anula a negatividade
Mamão bravo - limpeza de casa e banho de descarrego
Jurema preta - banho para tirar obsessores
Mangueira - banho de defesa
Pinhão branco - banho quebra demanda, olho gordo e feitiçaria
Pinhão roxo - idem ao pinhão branco
Aroeira - banho de descarrego, limpeza de casa
Losna - banho descarrego
Essas são só algumas das ervas de exú.
(tema abordado no programa da Rádio Toques de Arunda no dia 29/11/2010)
Demônios e Exus qual a diferença?
Para
falar um pouco de demônios precisamos voltar 6.000 anos atrás na
mesopotâmia onde a demonologia foi se espalhando por outras culturas
como grega, romana, cristã e outras. Para esses povos tudo que não fosse
catástrofe natural era culpa dos demônios, então os sacerdotes
precisavam decorar vários nomes de demônios para poder fazer a limpeza
das pessoas ou casas. Os demônios maus eram chamados de Utukku, e só
demônios bons eram os gênios guardiões.
Os
demônios se dividiam entre machos e femeas e se apresentavam metade
humano e metade animal com pés de cabra e as mãos em garras, aceitavam
rituais de sangue e frequentavam cemitérios, túmulos, desertos e sempre à
noite. Quando os africanos chegaram com sua nova religião tinham que
cultua-la escondido no fundo das senzalas de noite e além dos orixás
eles também cultuavam seus exus , quando o homem branco viu ele achou
que os escravos estavam com sendo possuídos pelo demônio exu por sua vez
não disse que era nem que não era porque ele percebeu que as pessoas
iriam ficar com medo dele e ele gostou, então simplesmente se calou e
assim começou a associação entre exus e demônios. Simplesmente pela
similaridade entre eles como morada, cores, personalidade etc. Toda essa
historia caiu no gosto popular e começou a ser construída uma visão de
que realmente exu era demônio, com isso médiuns despreparados,
perturbados espiritualmente recebiam seus exus e diziam serem demônios
trazendo uma onda de terror.
Nessa
época surgiram autores umbandistas que por falta de informação fizeram
uma tabela cabalística com o nome dos demônios associados aos exus
Tabela
Tabela
Exu Marabô Demônio Put Satanaika
Exu Mangueira Demônio Agalieraps
Exu Mor Demônio Belzebu
Exu Rei das 7 encruzilhadas Demônio Astaroth
Exu Tranca ruas Demônio Tarchimache
Exu Veludo Demônio Sagathana
Exu Tririri Demônio Fleuruty
Exu Calunga Demônio Syrach
Exu Ventania Demônio Baechard
Exu Sete cruzes Demônio Merrifield
Exu Tronqueira Demônio Clistheret
Exu Gira mundo Demônio Segal
Exu das Matas Demônio Hicpacth
Exu Morcego Demônio Guland
Exu Capa preta Demônio Musigin
Exu Caveira Demônio Sergulath
Exu Meia noite Demônio Hael
Exu Tata caveira Demônio Proculo
Exu mirim Demônio Serguth
Pomba Gira Demônio Klepoth
Com
essa onda de horror os fabricantes aproveitaram em criaram as imagens
iguais dos demônios, hoje os exus que incorporam e trabalham nos
terreiros estão fazendo de tudo para que as pessoas entendam que exu não
é assim.
Significado do nome Daimon ou Demônio= Inteligência, poder divino.
Significado do nome Exu= força, vitalidade.
Larvas astrais e miasmas:
São
criaturas vampirizadoras dos nossos sentimentos e pensamentos de baixa
vibração, elas se alimentam dessas energias que emanamos sugando todas
as nossas reservas. Elas podem ser atraídas pelo nosso desequilíbrio
espiritual ou emocional. São geradas também de certos materiais
utilizados em magia negativa, ou podem ser enviadas por alguém.
Quando
estamos sob um forte processo obsessivo as larvas são renovadas e vão
crescendo em volta de nossas auras. Esses vermes são altamente nocivos e
implicam em desordens físicas e espirituais gerando uma intensidade de
danos. Essas criaturas existem no astral e são replicas de parasitas
muito perigosos para quem esta vulnerável com baixa imunidade de
natureza moral e espiritual. Isso não quer dizer que todo mundo seja
pervertido ou desprovido de valores morais elevados, mas às vezes
entramos nessa sintonia através do ódio, inveja, pensamentos suicidas e
outros.
Assim
abrimos nossa guarda possibilitando que essas criaturas cresçam as
larvas astrais não são seres, nem espíritos, nem almas, elas são
formadas de uma matéria grosseira de um aglomerado negativo plasmado e
animado pelos instintos em dissolução. Nada adianta se ficar rezando ou
for tomar um passe ou fizer oferendas e banhos se uma reforma intima não
acontecer.
Exu e os mistérios divinos:
Os
espíritos dos mentores dizem que: Exu está presente ao redor de cada
coisa que existe no mundo manifestado, e através do mistério do vazio
relativo e em todas as coisas por causa do seu magnetismo, também esta
presente em todos os mistérios da criação como um dos guardiões divinos.
Ele participa dando aos mistérios originais a unipolaridade e
tripolaridade e fluindo em suas ações como vazio relativo que atua do
lado de fora deles.
Sendo assim cada mistério gerador ao gerar algo gera com um vazio neutro relativo ao seu redor tanto no positivo como no negativo com finalidades e polaridades opostas.
Para cada domínio da criação tem um exu guardião de domínio atuando no seu lado de fora esses orixás exus guardiões de domínios equivalem aos seus regentes interno também orixás. São esses exus guardiões que acolhem os espíritos desequilibrados regidos pelos orixás, e quando os devolvem eles já estão exunizados ex. exu de Oxóssi, exu de ogum, exu de oxalá.
Sendo assim cada mistério gerador ao gerar algo gera com um vazio neutro relativo ao seu redor tanto no positivo como no negativo com finalidades e polaridades opostas.
Para cada domínio da criação tem um exu guardião de domínio atuando no seu lado de fora esses orixás exus guardiões de domínios equivalem aos seus regentes interno também orixás. São esses exus guardiões que acolhem os espíritos desequilibrados regidos pelos orixás, e quando os devolvem eles já estão exunizados ex. exu de Oxóssi, exu de ogum, exu de oxalá.
(Fonte de estudo: Orixá Exu)
Graus na Umbanda:
Os guias de Umbanda estão ligados diretamente aos Orixás, são espíritos preparados dentro da espiritualidade para assumir a guarda de seus médiuns e trazer a ordem dentro dos trabalhos espirituais do terreiro. Os guias possuem diversos arquétipos pelos quais se apresentam na incorporação e cada arquétipo esta numa linha vibracional dentre os 7 Orixás ou linhas de Umbanda. Os arquétipos utilizados são apenas roupagem utilizada pelos guias para se apresentarem nos terreiros sendo que não necessariamente tenham sido escravos, marinheiros, caboclos etc... e temos também os graus de lei da esquerda que são os Exus e Pombas giras.
Na codificação astral da Umbanda que foi organizada por espíritos de muita evolução ficou decidido que haveria toda uma hierarquia de espíritos regidos por graus de caboclo, preto velho, baiano e outros. Todos os espíritos que já conquistaram um grau dentro da Umbanda são espíritos que já dissolveram suas encarnações anteriores não se importando com o que eles foram ou que profissão exerciam tudo se dissolve e eles se revertem na identidade coletiva, pois o que passa a importar não é o que eles foram e sim suas consagrações inteiras a Olorum, abrindo mão de seus desejos para realizar no coletivo a vontade de Olorum.
A Umbanda é constituída por graus e não por espíritos que se apresentam com nome carnal e nem por uma profissão de destaque, os graus e os degraus dentro da Umbanda cuja hierarquia e bem organizada onde espíritos abandonaram sua identidade pessoal para se consagrar a Olorum.
Os guias de Umbanda estão ligados diretamente aos Orixás, são espíritos preparados dentro da espiritualidade para assumir a guarda de seus médiuns e trazer a ordem dentro dos trabalhos espirituais do terreiro. Os guias possuem diversos arquétipos pelos quais se apresentam na incorporação e cada arquétipo esta numa linha vibracional dentre os 7 Orixás ou linhas de Umbanda. Os arquétipos utilizados são apenas roupagem utilizada pelos guias para se apresentarem nos terreiros sendo que não necessariamente tenham sido escravos, marinheiros, caboclos etc... e temos também os graus de lei da esquerda que são os Exus e Pombas giras.
Na codificação astral da Umbanda que foi organizada por espíritos de muita evolução ficou decidido que haveria toda uma hierarquia de espíritos regidos por graus de caboclo, preto velho, baiano e outros. Todos os espíritos que já conquistaram um grau dentro da Umbanda são espíritos que já dissolveram suas encarnações anteriores não se importando com o que eles foram ou que profissão exerciam tudo se dissolve e eles se revertem na identidade coletiva, pois o que passa a importar não é o que eles foram e sim suas consagrações inteiras a Olorum, abrindo mão de seus desejos para realizar no coletivo a vontade de Olorum.
A Umbanda é constituída por graus e não por espíritos que se apresentam com nome carnal e nem por uma profissão de destaque, os graus e os degraus dentro da Umbanda cuja hierarquia e bem organizada onde espíritos abandonaram sua identidade pessoal para se consagrar a Olorum.
Mistério preto velho:
Os
pretos velhos são espíritos que se apresentam como velhos africanos, o
primeiro preto velho a incorporar foi Pai Antônio no médium Zelio de
Morais, são entidades que gostam de contar as historias de suas vidas
quando viviam na terra. Surge uma linha de trabalho marcada pela
sabedoria e tolerância, simplicidade e um profundo sentimento de
caridade que só quem sofreu como eles podem entender o sofrimento
alheio.
Em vida
foram grandes sacerdotes do culto dos orixás aonde alcançaram a
evolução espiritual através da crueldade que sofreram no cativeiro.
Grandes conhecedores de magia de feitiços e da cura através das ervas,
com sua fumaça dissolvem as cargas negativas que envolvem as pessoas.
A linha
de preto velho vem da falange da linha das almas, seres desencarnados
que chegaram à luz e voltaram para trabalhar na umbanda através de seus
médiuns. A guia usada por eles vem da influencia africana que é uma
semente vegetal conhecida como lagrima de nossa senhora, usam também as
contas pretas e brancas mostrando a grande influencia de omulu/obaluaê
ligados a terra e as doenças.
Exemplos: Congo= pretos velhos ativos na linha de Iansã
Aruanda= ativos na linha de Oxalá
D’ angola=ativos na linha de Ogum
Matas= ativos na linha de Oxóssi
Calunga, cemitério, almas=ativos na linha de Omulu e Obaluaê.
Ervas ou sementes= café, guiné, aroeira, arruda etc.
Defumação=arruda, fumo de rolo desfiado, alfazema.
Baianos na umbanda:
A linha
de baiano também sofreu no inicio da umbanda como a nossa esquerda foi
deixada de lado porque diziam serem espíritos mistificadores e
zombeteiros pelo modo que se apresentavam, mas aos poucos foram
mostrando que eram espíritos trabalhando para a lei maior.
A gira
de baiano é alegre e dinâmica, eles gostam de dançar, contar casos
gostam de coco, comidas apimentadas, cocadas, batida de coco e de
amendoim e também agua de coco. Os baianos tem uma passagem muito boa
pelos caminhos de exu podendo trabalhar com a esquerda sempre que houver
necessidade, pois tem campos de atuação quebrando demanda de magia
negra, levando os obsessores e resgatando Kiumba.
O orixá
sustentador dessa linha é Iansã uma mãe divina direcionadora por esse
motivo os baianos são entidades boas para pedirmos direção em nossa
vida.
“Não existe exu baiano como não existe baiano exu”
(tema abordado no programa da Rádio Toques de Arunda no dia 27/12/2010)
Mistério pomba gira:
O trono
cósmico de pomba gira é o trono de mahor que é o trono dos desejos, mas
não o desejo sexual e sim o desejo das conquistas em sua vida sendo
assim pomba gira se polariza com exu que traz o trono da vitalidade.
Essas
duas forças trabalhando juntas direcionam as pessoas a lutar pelas suas
causas mais difíceis. Exu e pomba gira fazem uma linha bipolar onde exu
rege o lado de fora da criação e pomba gira o lado de dentro das coisas
criadas.
O nome
pomba gira significa Senhor Mensageira dos caminhos da esquerda, porque
pomba usada como correio e gira movimentos, volta, pomba gira atua como
esgotadora dos carmas de sentimentos degenerados e desestimuladora dos
sentimentos porque ela também é um trono neutro e atua conforme o
médium.
Pomba
gira representa a mulher em sua essência, feminilidade e sensualidade, a
maioria delas foram mulheres comuns quando ainda encarnadas, mas temos
também mulheres que exerceram lugar de poder em suas encarnações. Foram
mulheres de personalidade forte e fieis aos seus propósitos contrariando
normas e costumes de suas épocas, algumas ganhavam a vida trabalhando
como dançarinas ou donas de cabaré outras lendo a sorte etc.
Muito
importante distinguir as pombas giras dos kiumbas a pomba-gira tem um
compromisso moral com a espiritualidade com a religião ia Kiumba não
consegue discernir entre o bem e o mal se prestando a qualquer tipo de
magia. Como exu pomba gira não se ativa contra ninguém ou alguém tem que
ativa-la ou quando alei maior a ativa.
(tema abordado no programa da Rádio Toques de Arunda no dia 06/12/2010)
Ervas de Exú:
Amora - armazena os fluidos negativos e soltos a noite
Argelim amargoso - banho da casca para descarrego
Caá hobi (caneleira anil) - limpeza de casa
Brinco de princesa - banho de descarrego
Cardo santo - limpeza de casa
Catingueira - banho de descarrego
Fedegoso - limpeza e casa
Hortelã pimenta - banho, anula a negatividade
Mamão bravo - limpeza de casa e banho de descarrego
Jurema preta - banho para tirar obsessores
Mangueira - banho de defesa
Pinhão branco - banho quebra demanda, olho gordo e feitiçaria
Pinhão roxo - idem ao pinhão branco
Aroeira - banho de descarrego, limpeza de casa
Losna - banho descarrego
Essas são só algumas das ervas de exú.
(tema abordado no programa da Rádio Toques de Arunda no dia 29/11/2010)
Mistério Exu mirim:
Mistério
natural manifestado por deus assentado na sétima dimensão a nossa
esquerda. Quando a umbanda surgiu foram aparecendo as linhas de trabalho
pretos velhos, caboclos, eres... E também exu, pomba gira, exu mirim,
esses muito mal compreendidos, pois exu mirim logo foi taxado de moleque
de rua, sem educação, o que não é verdade porque exu mirim é um
refletor natural do médium tal como exu. Sendo assim os dirigentes da
época começaram a não deixar exu mirim participar das giras fazendo
apenas somente giras fechadas com eles para alguma limpeza ou demanda no
terreiro.
Verdades sobre exu mirim:
Não são espíritos humanos, são seres encantados da natureza provenientes da sétima dimensão.
A má educação não é típica deles na dimensão aonde vivem
São naturalmente irrequietos e curiosos nunca mal educados, são refletores natural de seus médiuns como exu e pomba gira.
Gostam de bebidas que são agradáveis ao médium alcoólicas ou não.
Gostam de frutas acidas doces duros, balas ardidas.
Não
gostam de ser invocados ou oferendados em trabalhos de magias negativas,
toda vez que o médium invoca seu exu mirim para esse tipo de trabalho
ele vai enfraquecendo automaticamente e se afasta dando oportunidade
para os kiumbas mal intencionado tomar o lugar dele junto ao médium e ai
criar problemas para suas vitimas que acreditam estar incorporando seu
exu mirim.
Como
temos o exu mirim temos também a pomba gira mirim um é ativo e o outro
passivo se o exu mirim é ativo a pomba gira mirim será passiva vindo a
incorporar em giras fechadas.
(Fonte de estudo orixá exu mirim Rubens Saraceni)
Mediunidade:
Médium-
palavra derivada do latim que significa meio, intermediário, pessoa que
serve de intermediário entre o mundo espiritual e material.
A
mediunidade não é um privilégio de alguns todos somos médiuns uns mais
sensíveis e outros não, algumas pessoas desenvolvem o dom muito cedo
ainda criança e outras passam uma encarnação inteira e deixam sua
mediunidade adormecida.
A
chamada incorporação se estabelece através do períspirito ( que tem a
função de modelar o corpo físico chamado de soma ou chacras) de forma
que cada centro corresponderia a uma glândula e estaria intimamente
ligado ao sistema nervoso, através do qual conduziria ao corpo as
deliberações do espirito e a este transportaria as impressões
sensoriais, desempenha também um papel importante entre o espirito
comunicante e o espirito encarnado.
Sintomas mais comuns de mediunidade ainda não desenvolvidas: suor excessivo nas mãos e pés ficando molhados e gelados.
Maçã do rosto vermelha e quente, taquicardia súbita alteração dos batimentos cardíacos provocados pela vibração atuando.
Tipos mais comum de mediunidade:
Intuição:
onde o médium recebe em seu pensamento mensagens provindas de um
espirito. É importante o médium saber a entidade que o está intuindo,
isso acontece através do desenvolvimento mediúnico e a pratica que o
médium vai adquirir em reconhecer suas entidades.
Incorporação: onde o médium sintoniza a vibração da entidade e essa vibração toma conta de todo seu corpo.
Incorporação
parcial: o médium fica consciente ele sabe que está ali, mas não domina
o corpo e não controla o raciocínio, perde a noção do tempo e também
perde a noção do que se passou ao desincorporar, na incorporação parcial
pode haver uma quebra de sintonia ocasional o que permitira ao médium
interferir na comunicação.
Incorporação integral: há uma perfeita sintonia com a vibração da entidade nesse caso não há interferência.
Importante:
a incorporação parcial e tão autentica quanto a integral e só o médium
se isolar e deixar a entidade atuar livremente, e 95% dos médiuns são
parciais uma pequena minoria é integral.
Vidência: permite que o médium veja as entidades e suas radiações
Clarividência: permite ver os fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro.
Audição: o médium ouve a voz clara e nítida nos seus ouvidos
Psicografia: pode ser intuitiva, seminecanica ou mecânica.
Intuitiva: o médium recebe mensagens na mente e passa para o papel
Semimecanica: à medida que o médium vai escrevendo sabe o que escreve, o espirito atua na mente e na mão do médium.
Mecânica: o espirito atua só na mão do médium que escreve sem saber o que esta escrevendo.
Exú:
Exu
na linha de umbanda atua a esquerda de seus médiuns dando consultas e
ajudando as pessoas a vencer suas dificuldades, mas ele quando vai dar
uma consulta para uma situação ele parte da visão cósmica da situação
assim aproveitando-se das oportunidades que ele pode aproveitar e do seu
senso de oportunismo e entendimento pessoal de como ele deve proceder
para responder a quem solicitou a ajuda.
Dizem
que exu escreve reto por linhas tortas, escreve torto em linhas retas e
escreve torto em linhas tortas, só não consegue escrever reto em linhas
retas isso porque ele é instinto e emoção, tem um lado dele que é
movido pela necessidade e o outro por seus interesses.
Exu
tem uma natureza dual uma hora ele instiga a satisfazer suas
necessidades outra ele induz a satisfazer as necessidades alheias.
Exu
é o mais humano dos mistérios da umbanda porque ele assimila tudo o que
o médium vibra em seu intimo, pois exu é semelhante um espelho ele
reflete em si a natureza emotiva do médium.
Exemplos negativos
Médium soberbo Exu prepotente
Médium briguento Exu encrenqueiro