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ORAÇÕES


"Mistério Exú"

Exu, mistério da criação divina, agente da lei maior vitalizador e desvitalizados dos seres que estão em desequilíbrio no seus 7 sentidos.  Os exus são divididos em hierarquias aonde temos exu ligados aos orixás e os que estão ligados aos trabalhos próximo as trevas...........
Essa divisão hierárquica se faz em 3 planos em 7 graus a divisão é de cima para baixo que vai do sétimo ao primeiro, o responsável pela execução da lei é Ogum ele quem determina as execuções aos exus.
Exu pagão:É conhecido como o marginal do mundo espiritual , é um espirito que ainda não tem conhecimento da evolução faz qualquer tipo de trabalho, mas é um espirito que ainda pode ser despertado para a evolução.    Para evitar desentendimento com a palavra exu nos denominamos os pagão como kiumbas.
Os kiumbas são subordinados aos exus de nível superior são conhecidos também como rabo de encruza para eles qualquer trabalho tem que ser pago. Quando eles aceitam um trabalho para fazer mala alguém são punidos pelos seus superiores, e quando isso acontece eles se voltam contra quem mandou eles fazerem o trabalho, quando capturados pelos exus passam por um processo de negativação  e são adaptados aos trabalhos de exu. O campo de atuação dos kiumbas são as trevas onde eles conseguem se infiltrar facilmente por isso são usados pelos exus.
Exu batizado ou cruzado: foi uma alma humana já tem o entendimento entre o bem e o mal, reinam no meio aonde são tido como policiais que penetram no reino marginal, são subordinados aos exus coroados tem a função de sub chefe de falange. São eles que incorporam no terreiro para dar consulta fazem a proteção do terreiro e o seu campo de atuação é entre a luz e as trevas.
Exu espadado: São subordinados aos exus batizados e o campo de atuação é entre as sombras e trevas.
Exu coroado: Guardiões já tem uma grande evolução espiritual, estão em função de comando são chefes de falanges e estão ligados diretamente aos orixás, são espíritos que já esgotaram seus karmas.





SANTO ANTONIO É EXU????

Basta compreender que no sincretismo, através de analogias ou mesmo alegorias se procura de forma simples (porém não simplória ) formar uma ligação coerente entre dois conceitos de maneira a abranger uma ideia maior.

Como Exu era o orixa mais evocado pelos escravos e Santo Antonio o mais evocado pelos brancos senhores , sendo Exu o defensor daqueles que estavam indefesos e sendo o Santo Antônio o defensor dos aflitos,sendo Exu o mais evocado para ajudar a superar as perdas e trazer novo caminho e sendo Santo Antônio o santo mais evocado para favorecer aqueles que sofriam alguma perda,sendo Exu o mais procurado para trazer união entre casais e sendo Santo Antonio considerado como santo casamenteiro, inteligentemente os antigos babalaôs,para que pudessem continuar cultuando exu sem impedimentos,de imediato fizeram a ligação entre a ação de um e de outro.

É muito importante que se compreenda que Santo antônio não é uma reencarnação de Exu como São Jorge não é uma reencarnação de Ogum, nem São Francisco de Assis uma reencarnação de Oxalá, e buscar perceber o fundamento que se oculta por tras de um sincretismo religioso.

Na Umbanda, Santo Antonio está sincretizado com Xangô Abomi um entrecruzamento natural entre as energias igneas de Xangô e as energias eolicas de Yansã,as energias eolicas de Ogum e as energias igneas de Egunitá sendo na ciencia umbandista esta a alquimia formadora de uma das bases do "Mistério Guardião", e por consequencia uma ligação profunda com todos os Exus de Lei.

Xango Abomi seria o nome da intesecção entre os pilares energéticos formadores do Misterio Guardião.
Na raiz desse mistério menor estão as ligações naturais entre as energias elementais, elementares, encantadas,naturais,e divinas desde o alto do altissimo ate o embaixo, na direita e na esquerda que são puro equilibrio em ação.

Os fatores igneas de xangõ se cruzam com a potencias eólicas de iansã,num entrecruzamento inclinado que forma um trono intermediador.

Isso é muito mais profundo do que parece e bastante complexo mesmo,mas que acaba sendo simplificado pelos exus de lei de forma a ja dar uma dica simples sobre os desdobramentos que ocorrem de dimensão em dimensão para formar essa malha magnética onde atuam muitos dos fatores orixá.

Esse o real motivo para que muitos Guardiões saudem as forças de Santo Antonio numa alusão inteligente e bastante bem humorada ao fator diferenciado formador de uma das bases onde alicerçam e têm realimentação constante em seus misterios específicos

O ar alimenta o fogo e o fogo aquece o ar...assim a chama sagrada se mantem sempre viva e revitalizante percebem?
Exú:

Exu na linha de umbanda atua a esquerda de seus médiuns dando consultas e ajudando as pessoas a vencer suas dificuldades, mas ele quando vai dar uma consulta para uma situação ele parte da visão cósmica da situação assim aproveitando-se das oportunidades que ele pode aproveitar e do seu senso de oportunismo e entendimento pessoal de como ele deve proceder para responder a quem solicitou a ajuda.
Dizem que exu escreve reto por linhas tortas, escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas, só não consegue escrever reto em linhas retas isso porque ele é instinto e emoção, tem um lado dele que é movido pela necessidade e o outro por seus interesses.
Exu tem uma natureza dual uma hora ele instiga a satisfazer suas necessidades outra ele induz a satisfazer as necessidades alheias.
Exu é o mais humano dos mistérios da umbanda porque ele assimila tudo o que o médium vibra em seu intimo, pois exu é semelhante um espelho ele reflete em si a natureza emotiva do médium.
Exemplos negativos

Médium soberbo Exu prepotente
Médium briguento Exu encrenqueiro
Mãe Angela...(Goiania)
Oração a Exu
Exu, glorioso mensageiro do céu e da terra,
Protetor das almas encarnadas e desencarnadas
E guardião dos espíritos de luz;
Nós vos invocamos humildemente, para que nos ajudes
A pregar o amor, a verdade a justiça,
E a fazer a caridade.
Ilumine nosso espírito e nossas casas com seu amor infinito
E sua bondade inesgotável, para que possamos
Hoje e sempre ter a misericórdia da sua proteção,
E através dela concretizar e levar nossa fé,
Vencendo toda a adversidade
E a feitiçaria dos homens da terra.
Laroyê, Exú !
Que Assim seja e Assim será !

  1. PRECE A EXÚ

Senhor das sombras e da luz
Senhor das auras e da aurora
Senhor das ruas que nos conduz
Senhor do Tempo e do Agora

Senhor que me chama e me abandona
Senhor que ama e que odeia
Rei justo das sensações humanas
Olhai por meus passos insanos

Senhor que me acoberta e me repele
Senhor que em todas as horas se revela
Senhor das brigas e calmarias
Ajustai o tempo para mim.

Senhor, eu nada lhe peço, imploro
que meus passos sejam protegidos
que meus olhos que a tudo assistem
possam ter a sua força e soberania

Ervas de Exú:

Amora - armazena os fluidos negativos e soltos a noite
Argelim amargoso - banho da casca para descarrego
Caá hobi (caneleira anil) - limpeza de casa
Brinco de princesa - banho de descarrego
Cardo santo - limpeza de casa
Catingueira - banho de descarrego
Fedegoso - limpeza e casa
Hortelã pimenta - banho, anula a negatividade
Mamão bravo - limpeza de casa e banho de descarrego
Jurema preta - banho para tirar obsessores
Mangueira - banho de defesa
Pinhão branco - banho quebra demanda, olho gordo e feitiçaria
Pinhão roxo - idem ao pinhão branco
Aroeira - banho de descarrego, limpeza de casa
Losna - banho descarrego
Essas são só algumas das ervas de exú.
(tema abordado no programa da Rádio Toques de Arunda no dia 29/11/2010)  

Demônios e Exus qual a diferença?

Para falar um pouco de demônios precisamos voltar 6.000 anos atrás na mesopotâmia onde a demonologia foi se espalhando por outras culturas como grega, romana, cristã e outras. Para esses povos tudo que não fosse catástrofe natural era culpa dos demônios, então os sacerdotes precisavam decorar vários nomes de demônios para poder fazer a limpeza das pessoas ou casas.  Os demônios maus eram chamados de Utukku, e só demônios bons eram os gênios guardiões.
Os demônios se dividiam entre machos e femeas e se apresentavam metade humano e metade animal com pés de cabra e as mãos em garras, aceitavam rituais de sangue e frequentavam cemitérios, túmulos, desertos e sempre à noite. Quando os africanos chegaram com sua nova religião tinham que cultua-la escondido no fundo das senzalas de noite e além dos orixás eles também cultuavam seus exus , quando o homem branco viu ele achou que os escravos estavam com sendo possuídos pelo demônio exu por sua vez não disse que era nem que não era porque ele percebeu que as pessoas iriam ficar com medo dele e ele gostou, então simplesmente se calou e assim começou a associação entre exus e demônios. Simplesmente pela similaridade entre eles como morada, cores, personalidade etc. Toda essa historia caiu no gosto popular e começou a ser construída uma visão de que realmente exu era demônio, com isso médiuns despreparados, perturbados espiritualmente recebiam seus exus e diziam serem demônios trazendo uma onda de terror.
Nessa época surgiram autores umbandistas que por falta de informação fizeram uma tabela cabalística com o nome dos demônios associados aos exus

Tabela

Exu Marabô                Demônio Put Satanaika
Exu Mangueira           Demônio Agalieraps
Exu Mor                       Demônio Belzebu
Exu Rei das 7 encruzilhadas        Demônio Astaroth
Exu Tranca ruas          Demônio Tarchimache
Exu Veludo                  Demônio Sagathana
Exu Tririri                     Demônio Fleuruty
Exu Calunga                 Demônio Syrach
Exu Ventania                Demônio Baechard
Exu Sete cruzes            Demônio Merrifield
Exu Tronqueira             Demônio Clistheret
Exu Gira mundo            Demônio Segal
Exu das Matas               Demônio Hicpacth
Exu Morcego                 Demônio Guland
Exu Capa preta              Demônio Musigin
Exu Caveira                     Demônio Sergulath
Exu Meia noite               Demônio Hael
Exu Tata caveira             Demônio Proculo
Exu mirim                         Demônio Serguth
Pomba Gira                      Demônio Klepoth
Com essa onda de horror os fabricantes aproveitaram em criaram as imagens iguais dos demônios, hoje os exus que incorporam e trabalham nos terreiros estão fazendo de tudo para que as pessoas entendam que exu não é assim.
Significado do nome Daimon ou Demônio= Inteligência, poder divino.
Significado do nome Exu= força, vitalidade.

Larvas astrais e miasmas:

São criaturas vampirizadoras dos nossos sentimentos e pensamentos de baixa vibração, elas se alimentam dessas energias que emanamos sugando todas as nossas reservas. Elas podem ser atraídas pelo nosso desequilíbrio espiritual ou emocional. São geradas também de certos materiais utilizados em magia negativa, ou podem ser enviadas por alguém.

Quando estamos sob um forte processo obsessivo as larvas são renovadas e vão crescendo em volta de nossas auras. Esses vermes são altamente nocivos e implicam em desordens físicas e espirituais gerando uma intensidade de danos. Essas criaturas existem no astral e são replicas de parasitas muito perigosos para quem esta vulnerável com baixa imunidade de natureza moral e espiritual. Isso não quer dizer que todo mundo seja pervertido ou desprovido de valores morais elevados, mas às vezes entramos nessa sintonia através do ódio, inveja, pensamentos suicidas e outros.

Assim abrimos nossa guarda possibilitando que essas criaturas cresçam as larvas astrais não são seres, nem espíritos, nem almas, elas são formadas de uma matéria grosseira de um aglomerado negativo plasmado e animado pelos instintos em dissolução. Nada adianta se ficar rezando ou for tomar um passe ou fizer oferendas e banhos se uma reforma intima não acontecer.

Exu e os mistérios divinos:


Os espíritos dos mentores dizem que: Exu está presente ao redor de cada coisa que existe no mundo manifestado, e através do mistério do vazio relativo e em todas as coisas por causa do seu magnetismo, também esta presente em todos os mistérios da criação como um dos guardiões divinos. Ele participa dando aos mistérios originais a unipolaridade e tripolaridade e fluindo em suas ações como vazio relativo que atua do lado de fora deles.
Sendo assim cada mistério gerador ao gerar algo gera com um vazio neutro relativo ao seu redor tanto no positivo como no negativo com finalidades e polaridades opostas.
Para cada domínio da criação tem um exu guardião de domínio atuando no seu lado de fora esses orixás exus guardiões de domínios equivalem aos seus regentes interno também orixás. São esses exus guardiões que acolhem os espíritos desequilibrados regidos pelos orixás, e quando os devolvem eles já estão exunizados ex. exu de Oxóssi, exu de ogum, exu de oxalá.
 
(Fonte de estudo: Orixá Exu)
Graus na Umbanda:

Os guias de Umbanda estão ligados diretamente aos Orixás, são espíritos preparados dentro da espiritualidade para assumir a guarda de seus médiuns e trazer a ordem dentro dos trabalhos espirituais do terreiro. Os guias possuem diversos arquétipos pelos quais se apresentam na incorporação e cada arquétipo esta numa linha vibracional dentre os 7 Orixás ou linhas de Umbanda. Os arquétipos utilizados são apenas roupagem utilizada pelos guias para se apresentarem nos terreiros sendo que não necessariamente tenham sido escravos, marinheiros, caboclos etc... e temos também os graus de lei da esquerda que são os Exus e Pombas giras.
Na codificação astral da Umbanda que foi organizada por espíritos de muita evolução ficou decidido que haveria toda uma hierarquia de espíritos regidos por graus de caboclo, preto velho, baiano e outros. Todos os espíritos que já conquistaram um grau dentro da Umbanda são espíritos que já dissolveram suas encarnações anteriores não se importando com o que eles foram ou que profissão exerciam tudo se dissolve e eles se revertem na identidade coletiva, pois o que passa a importar não é o que eles foram e sim suas consagrações inteiras a Olorum, abrindo mão de seus desejos para realizar no coletivo a vontade de Olorum.
A Umbanda é constituída por graus e não por espíritos que se apresentam com nome carnal e nem por uma profissão de destaque, os graus e os degraus dentro da Umbanda cuja hierarquia e bem organizada onde espíritos abandonaram sua identidade pessoal para se consagrar a Olorum.

Mistério preto velho:

Os pretos velhos são espíritos que se apresentam como velhos africanos, o primeiro preto velho a incorporar foi Pai Antônio no médium Zelio de Morais, são entidades que gostam de contar as historias de suas vidas quando viviam na terra. Surge uma linha de trabalho marcada pela sabedoria e tolerância, simplicidade e um profundo sentimento de caridade que só quem sofreu como eles podem entender o sofrimento alheio.
Em vida foram grandes sacerdotes do culto dos orixás aonde alcançaram a evolução espiritual através da crueldade que sofreram no cativeiro. Grandes conhecedores de magia de feitiços e da cura através das ervas, com sua fumaça dissolvem as cargas negativas que envolvem as pessoas.
A linha de preto velho vem da falange da linha das almas, seres desencarnados que chegaram à luz e voltaram para trabalhar na umbanda através de seus médiuns. A guia usada por eles vem da influencia africana que é uma semente vegetal conhecida como lagrima de nossa senhora, usam também as contas pretas e brancas mostrando a grande influencia de omulu/obaluaê ligados a terra e as doenças.
Exemplos: Congo= pretos velhos ativos na linha de Iansã
Aruanda= ativos na linha de Oxalá
D’ angola=ativos na linha de Ogum
Matas= ativos na linha de Oxóssi
Calunga, cemitério, almas=ativos na linha de Omulu e Obaluaê.
Ervas ou sementes= café, guiné, aroeira, arruda etc.
Defumação=arruda, fumo de rolo desfiado, alfazema.

Baianos na umbanda:

A linha de baiano também sofreu no inicio da umbanda como a nossa esquerda foi deixada de lado porque diziam serem espíritos mistificadores e zombeteiros pelo modo que se apresentavam, mas aos poucos foram mostrando que eram espíritos trabalhando para a lei maior.
A gira de baiano é alegre e dinâmica, eles gostam de dançar, contar casos gostam de coco, comidas apimentadas, cocadas, batida de coco e de amendoim e também agua de coco. Os baianos tem uma passagem muito boa pelos caminhos de exu podendo trabalhar com a esquerda sempre que houver necessidade, pois tem campos de atuação quebrando demanda de magia negra, levando os obsessores e resgatando Kiumba.
O orixá sustentador dessa linha é Iansã uma mãe divina direcionadora por esse motivo os baianos são entidades boas para pedirmos direção em nossa vida.
“Não existe exu baiano como não existe baiano exu”
(tema abordado no programa da Rádio Toques de Arunda no dia 27/12/2010) 
  
Mistério pomba gira:

O trono cósmico de pomba gira é o trono de mahor que é o trono dos desejos, mas não o desejo sexual e sim o desejo das conquistas em sua vida sendo assim pomba gira se polariza com exu que traz o trono da vitalidade.
Essas duas forças trabalhando juntas direcionam as pessoas a lutar pelas suas causas mais difíceis. Exu e pomba gira fazem uma linha bipolar onde exu rege o lado de fora da criação e pomba gira o lado de dentro das coisas criadas.
O nome pomba gira significa Senhor Mensageira dos caminhos da esquerda, porque pomba usada como correio e gira movimentos, volta, pomba gira atua como esgotadora dos carmas de sentimentos degenerados e desestimuladora dos sentimentos porque ela também é um trono neutro e atua conforme o médium.
Pomba gira representa a mulher em sua essência, feminilidade e sensualidade, a maioria delas foram mulheres comuns quando ainda encarnadas, mas temos também mulheres que exerceram lugar de poder em suas encarnações. Foram mulheres de personalidade forte e fieis aos seus propósitos contrariando normas e costumes de suas épocas, algumas ganhavam a vida trabalhando como dançarinas ou donas de cabaré outras lendo a sorte etc.
Muito importante distinguir as pombas giras dos kiumbas a pomba-gira tem um compromisso moral com a espiritualidade com a religião ia Kiumba não consegue discernir entre o bem e o mal se prestando a qualquer tipo de magia. Como exu pomba gira não se ativa contra ninguém ou alguém tem que ativa-la ou quando alei maior a ativa.

(tema abordado no programa da Rádio Toques de Arunda no dia 06/12/2010) 

Ervas de Exú:

Amora - armazena os fluidos negativos e soltos a noite
Argelim amargoso - banho da casca para descarrego
Caá hobi (caneleira anil) - limpeza de casa
Brinco de princesa - banho de descarrego
Cardo santo - limpeza de casa
Catingueira - banho de descarrego
Fedegoso - limpeza e casa
Hortelã pimenta - banho, anula a negatividade
Mamão bravo - limpeza de casa e banho de descarrego
Jurema preta - banho para tirar obsessores
Mangueira - banho de defesa
Pinhão branco - banho quebra demanda, olho gordo e feitiçaria
Pinhão roxo - idem ao pinhão branco
Aroeira - banho de descarrego, limpeza de casa
Losna - banho descarrego
Essas são só algumas das ervas de exú.
(tema abordado no programa da Rádio Toques de Arunda no dia 29/11/2010)  
Mistério Exu mirim:

Mistério natural manifestado por deus assentado na sétima dimensão a nossa esquerda. Quando a umbanda surgiu foram aparecendo as linhas de trabalho pretos velhos, caboclos, eres... E também exu, pomba gira, exu mirim, esses muito mal compreendidos, pois exu mirim logo foi taxado de moleque de rua, sem educação, o que não é verdade porque exu mirim é um refletor natural do médium tal como exu. Sendo assim os dirigentes da época começaram a não deixar exu mirim participar das giras fazendo apenas somente giras fechadas com eles para alguma limpeza ou demanda no terreiro.
Verdades sobre exu mirim:
Não são espíritos humanos, são seres encantados da natureza provenientes da sétima dimensão.
A má educação não é típica deles na dimensão aonde vivem
São naturalmente irrequietos e curiosos nunca mal educados, são refletores natural de seus médiuns como exu e pomba gira.
Gostam de bebidas que são agradáveis ao médium alcoólicas ou não.
Gostam de frutas acidas doces duros, balas ardidas.
Não gostam de ser invocados ou oferendados em trabalhos de magias negativas, toda vez que o médium invoca seu exu mirim para esse tipo de trabalho ele vai enfraquecendo automaticamente e se afasta dando oportunidade para os kiumbas mal intencionado tomar o lugar dele junto ao médium e ai criar problemas para suas vitimas que acreditam estar incorporando seu exu mirim.
Como temos o exu mirim temos também a pomba gira mirim um é ativo e o outro passivo se o exu mirim é ativo a pomba gira mirim será passiva vindo a incorporar em giras fechadas.
(Fonte de estudo orixá exu mirim Rubens Saraceni)

Mediunidade:


Médium- palavra derivada do latim que significa meio, intermediário, pessoa que serve de intermediário entre o mundo espiritual e material.
A mediunidade não é um privilégio de alguns todos somos médiuns uns mais sensíveis e outros não, algumas pessoas desenvolvem o dom muito cedo ainda criança e outras passam uma encarnação inteira e deixam sua mediunidade adormecida.
A chamada incorporação se estabelece através do períspirito ( que tem a função de modelar o corpo físico chamado de soma ou chacras) de forma que cada centro corresponderia a uma glândula e estaria intimamente ligado ao sistema nervoso, através  do qual  conduziria ao corpo as deliberações do espirito e a este transportaria as impressões sensoriais, desempenha também um papel importante entre o espirito comunicante e o espirito encarnado.
Sintomas mais comuns de mediunidade ainda  não desenvolvidas: suor excessivo nas mãos e pés ficando molhados e gelados.
Maçã do rosto vermelha e quente, taquicardia súbita alteração dos batimentos cardíacos provocados pela vibração atuando.
Tipos mais comum de mediunidade: 
Intuição: onde o médium recebe em seu pensamento mensagens provindas de um espirito. É importante o médium saber a entidade que o está intuindo, isso acontece através do desenvolvimento mediúnico e a pratica que o médium vai adquirir em reconhecer suas entidades.
Incorporação: onde o médium sintoniza a vibração da entidade e essa vibração toma conta de todo seu corpo.
Incorporação parcial: o médium fica consciente ele sabe que está ali, mas não domina o corpo e não controla o raciocínio, perde a noção do tempo e também perde a noção do que se passou ao desincorporar, na incorporação parcial pode haver uma quebra de sintonia ocasional o que permitira ao médium interferir na comunicação.
Incorporação integral: há uma perfeita sintonia com a vibração da entidade nesse caso não há interferência.
Importante: a incorporação parcial e tão autentica quanto a integral e só o médium se isolar e deixar a entidade atuar livremente, e 95% dos médiuns são parciais uma pequena minoria é integral.
Vidência: permite que o médium veja as entidades e suas radiações
Clarividência: permite ver os fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro.
Audição: o médium ouve a voz clara e nítida nos seus ouvidos
Psicografia: pode ser intuitiva, seminecanica ou mecânica.
Intuitiva: o médium recebe mensagens na mente e passa para o papel
Semimecanica: à medida que o médium vai escrevendo sabe o que escreve, o espirito atua na mente e na mão do médium.
Mecânica: o espirito atua só na mão do médium que escreve sem saber o que esta escrevendo.


Exú:

Exu na linha de umbanda atua a esquerda de seus médiuns dando consultas e ajudando as pessoas a vencer suas dificuldades, mas ele quando vai dar uma consulta para uma situação ele parte da visão cósmica da situação assim aproveitando-se das oportunidades que ele pode aproveitar e do seu senso de oportunismo e entendimento pessoal de como ele deve proceder para responder a quem solicitou a ajuda.
Dizem que exu escreve reto por linhas tortas, escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas, só não consegue escrever reto em linhas retas isso porque ele é instinto e emoção, tem um lado dele que é movido pela necessidade e o outro por seus interesses.
Exu tem uma natureza dual uma hora ele instiga a satisfazer suas necessidades outra ele induz a satisfazer as necessidades alheias.
Exu é o mais humano dos mistérios da umbanda porque ele assimila tudo o que o médium vibra em seu intimo, pois exu é semelhante um espelho ele reflete em si a natureza emotiva do médium.
Exemplos negativos

Médium soberbo             Exu prepotente
Médium briguento          Exu encrenqueiro